Medicina na FEFU

O curso de Medicina em língua inglesa na Rússia é o curso mais procurado pelos estudantes brasileiros. Porém, devido a grande distância cultural e geográfica entre Brasil e Rússia, muitas dúvidas surgem e então é necessário muita pesquisa sobre o tema.

Metodologia de ensino

Auditório de Medicina, localizado dentro do korpus M

O curso de Medicina na FEFU tem como metodologia de ensino o Problem-Based Learning ou  PBL, clique aqui e descubra mais sobre o PBL europeu.

Todo aluno formado em Medicina na Rússia está apto a atuar como Clínico Geral. Ou seja, está apto para seguir a carreira de especialista em algum ramo da Medicina (como Pediatria, Oftalmologia, Ortopedia, etc.), o médico precisará fazer mais dois ou três anos de especialização, a Residência Médica. O curso tem aulas integrais e duração de 6 anos.

Grade Curricular do curso de Medicina e início das aulas

Diferentemente do Brasil, na FEFU o curso tem início em setembro de cada ano, ou seja, o ingresso na faculdade ocorre apenas uma vez ao ano. Já para os estudantes transferidos a partir de uma outra universidade russa, as janelas de transferência são abertas duas vezes ao ano, em fevereiro e setembro (lembramos que essa regra é específica da FEFU, podendo ser diferente em outras universidades russas).

Os primeiros anos do curso de Medicina na FEFU são destinados às matérias básicas. Já os anos seguintes são voltados para as disciplinas cirúrgicas e de atendimento em hospitais.

Estudante de Medicina passa por avaliação em laboratório na FEFU

Algumas das disciplinas ministradas no curso de Medicina são: introdução ao aprendizado médico, laboratório de capacidades ambulatoriais e de clínica cirúrgica, anatomia, citologia, fisiologia, genética, embriologia, histologia, bioquímica, biofísica, microbiologia, farmacologia, psicologia, psiquiatria, antropologia médica, estatística aplicada à Medicina, parasitologia, imunologia epidemiologia e entre outras. Os nomes das disciplinas podem variar de acordo com a instituição, assim como o programa curricular. A grade curricular de Medicina em inglês e em russo da FEFU segue abaixo (atualizada em 28/05/2019).

Sobre o curso preparatório

Para os estudantes que almejam estudar Medicina em inglês não é necessário fazer o curso preparatório de língua russa. O curso preparatório é obrigatório apenas para os estudantes que estudarão em língua russa. Observe na grade curricular que os estudantes, mesmo estudando em inglês, estudarão a língua russa. Lembramos que: o curso de Medicina em inglês é 100% ministrado em língua inglesa.

Benefícios em estudar na FEFU

Estudante de Medicina passa por avaliação em laboratório da FEFU

A Universidade é um complexo único de edifícios e estruturas localizado numa área de cerca de um milhão de metros quadrados. O Campus FEFU desenvolveu uma infra-estrutura, que inclui hosteis estudantil e hotéis, instalações esportivas, centro médico, uma rede de restaurantes e cafés, academias, mercearias, farmácias, correios, bancos, lavanderias, estúdios e outras instalações que oferecem todas as condições de vida para os seus estudantes.

Todos os edifícios do campus são projetados para acessibilidade para pessoas com deficiências.

O Campus FEFU tem zonas de coworking, para trabalho, estudo e organização de vários eventos públicos.

Clique aqui e entenda os requisitos da FEFU

Vadim Kumeyko, professor da FEFU e PhD em Bioquímica

Para bordar no jaleco, faça o download da logomarca da FEFU, Bastão de Esculápio e bandeira do Brasil (formato em CDR CorelDRAW e PNG) arquivos seguem abaixo:

Logo FEFU para bordar no jaleco

Bastão de Esculápio e Bandeira do Brasil

Mercado de Trabalho

Entenda o Tratado de Bolonha e o mercado europeu clicando aqui

O mercado de trabalho para quem se forma em Medicina é amplo e com grande demanda. Mesmo com a existência de várias faculdades, ainda há uma carência de médicos no mercado. Os salários variam de acordo com a especialização e com a região, sendo que as especialidades mais bem pagas geralmente envolve procedimentos e intervenções cirúrgicas. A Medicina é a carreira de nível superior mais bem paga do País (Brasil), de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e também a que tem mais alta taxa de empregabilidade.

Orçamento e formas de pagamento

Galeria

Entenda o Tratado de Bolonha e o mercado europeu clicando aqui

Para saber mais sobre a Rússia e o dia a dia dos estudantes, fique ligado nas nossas redes sociais e no nosso Blog

Dúvidas? Pergunte-nos clicando aqui