17/02/2018 por @saulosenna
Que tal tornar o seu aprendizado de russo o mais interessante possível? Preparei para vocês os meus 10 livros clássicos russos favoritos. Vamos começar!
1º O Mestre e Margarita de Mikhail Bulgakov
A devastadora sátira da vida soviética de Mikhail Bulgakov foi escrita durante o período mais sombrio do regime de Stalin. Combinando duas partes distintas e entrelaçadas: uma na Jerusalém antiga, uma na Moscou contemporânea – a novela se desvira de modos de teatro selvagem com tempestades violentas, ataques de vampiros e uma bola satânica; a cenas tão sombrias como a reunião de Pilate e Yeshua, e o assassinato de Judas no jardim iluminado pela lua de Getsêmani; para a substância menos, a realidade do circo de Moscou. Seus personagens centrais, Woland (Satanás) e seu séquito – incluindo o gato preto bebendo vodka, Behemoth; o poeta Ivan Homeless; Pôncio Pilatos; e um escritor conhecido apenas como O Mestre, e sua companheira apaixonada, Margarita – existem em um mundo que combina fantasia e realismo arrepiante, uma colagem artística de Grotesqueries, comédia sombria e questões éticas.
2º Eugene Onegin de Alexander Pushkin
Na década de 1820, Eugene Onegin é um dândi entediado de São Petersburgo, cuja vida consiste em concertos, festas e nada mais. Um dia ele herda uma propriedade de seu tio. Quando ele se muda para o país, ele se aproxima de seu vizinho, um jovem poeta de olhos estelares chamado Vladimir Lensky. Um dia, Lensky leva Onegin para jantar com a família de sua noiva, a sociável, mas sem pensar, Olga Larina. Nesta reunião, ele também percebe a irmã de Olga Tatyana. Um romântico silencioso, precoce e exatamente o oposto de Olga, Tatyana torna-se intensamente atraído por Onegin. Logo depois, ela descobre sua alma para Onegin em uma carta professando seu amor. Ao contrário de suas expectativas, Onegin não escreve de volta. Quando se encontram pessoalmente, ele rejeita seus avanços educadamente, mas com desdém e condescendência. Este discurso famoso é muitas vezes referido como Sermão de Onegin: ele admite que a letra era tocante, mas diz que ele ficaria furioso com o casamento e só pode oferecer amizade de Tatyana; Ele diz friamente mais controle emocional no futuro, para que outro homem não aproveite sua inocência.
3ºAnna Karenina Liev Tolstói
Acreditado por muitos como a maior novela do mundo, Anna Karenin fornece um vasto panorama da vida contemporânea na Rússia e da humanidade em geral. Nela, Tolstoi usa sua visão intensa e imaginativa para criar alguns dos personagens mais memoráveis da literatura. Anna é uma mulher sofisticada que abandona sua existência vazia como esposa de Karenin e se volta para o conde Vronsky para cumprir sua natureza apaixonada – com conseqüências trágicas. Levin é um reflexo do próprio Tolstoi, muitas vezes expressando os próprios pontos de vista e convicções do autor.
Ao longo do livro, Tolstoi não aponta nenhuma moral, e sim, simplesmente nos convidando a não julgar, mas a assistir. Como Rosemary Edmonds comenta: “Ele deixa os padrões alternativos do caleidoscópio para trazer para casa o significado das palavras ensurdecedoras que seguem o título,” A vingança é minha, e eu pagarei.
4º Os Irmãos Karamazov de Fiodor Dostoyevsky
Os Irmãos Karamazov são um romance filosófico apaixonado na Rússia do século XIX, que entra profundamente nos debates éticos de Deus, livre vontade e moralidade. É um drama espiritual das lutas morais relativas à fé, à dúvida, ao julgamento e à razão, contra uma Rússia modernizadora, com um enredo que gira em torno do assunto do patricídio. Dostoyevsky compôs grande parte da novela em Staraya Russa, que inspirou o cenário principal. Desde a sua publicação, foi aclamado como uma das realizações supremas na literatura mundial.
5º Oblomov de Ivan Goncharov
A novela evoluiu e expandiu-se a partir de uma história curta ou esboço de 1849 intitulada “Sonho de Oblomov”. O romance centra-se na crise da meia-idade do personagem principal, Ilya Ilyich Oblomov, um classe média alta, filho de um membro rico da sociedade russa, arruinou-se na nobreza. A característica distintiva de Oblomov é sua atitude preguiçosa em relação à vida. Embora seja uma característica negativa comum, Oblomov levanta esse traço para uma forma de arte, conduzindo seu pequeno negócio diário de forma apática de sua cama.
Embora claramente cômico, o romance também examina seriamente muitas questões críticas que enfrentaram a sociedade russa no século XIX. Alguns desses problemas incluíam a inutilidade dos latifundiários e da nobreza em uma sociedade feudal que não incentivava a inovação ou a reforma, as relações complexas entre membros de diferentes classes da sociedade, como o relacionamento de Oblomov com seu servo Zakhar e o namoro e o matrimônio pela elite
6º Um Herói de Nosso Tempo de Mikhail Lermontov
Em seus acontecimentos aventurosos, seus sequestros, duelos e intrigas sexuais, A Hero of Our Time olha para trás para os contos de Sir Walter Scott e Lord Byron, tão amado pela sociedade russa nos anos 1820 e 30. No personagem de seu protagonista, Pechorin, o anti-herói arquetípico russo, o romance de Lermontov espera as glórias subsequentes de uma literatura russa que ajudou, em grande medida, a tornar possível.
7º Quem é Feliz na Rússia? de Nikolai Nekrasov
Quem é feliz na Rússia? conta a história de sete camponeses que se propuseram a pedir vários elementos da população rural, se eles são felizes, para os quais a resposta nunca é satisfatória. O poema é conhecido pelo seu esquema de rimas. Essas rimas se assemelham a uma música popular russa tradicional.
8º O Destino de Um Homem de Mikhail Cholokhov
Há restrições e um traço de tristeza na forma como Mikhail Sholokov começa sua história, como se para avisar ao leitor que não é um conto fácil, ele tem que contar. Uma primavera do pós-guerra, o autor conheceu um homem alto com ombros inclinados e grandes mãos acidentadas. E talvez, para a primeira e última vez, o soldado Andrei Sokolov tenha contado uma oportunidade de conhecer a história de sua vida, contou como ele sofreu torturas e sofrimentos que haviam quebrado muitos homens de natureza mais fraca … Mas o coração ferido de Sokolov ainda está ansioso para a vida e ansioso para compartilhar a vida com sua pequena Vanya, órfã da guerra como ele. O destino de um homem de Sholokov termina em uma nota severa. No entanto, à medida que alguém fecha o livro, acredita que Andrei Sokolov dará toda a força de sua generosa alma russa ao seu filho adotivo e que o menino crescerá do lado do pai para outro homem que possa superar qualquer obstáculo se o seu país o chamar a faça isso.
9º Doutor Jiago de Boris Pasternak
Durante a revolução russa, Yuri Zhivago (Omar Sharif), é um jovem médico que foi criado por sua tia e tio após o suicídio de seu pai. Yuri se apaixona pela bela Lara Guishar (Julie Christie), que tem tido um caso com o amante de sua mãe, Victor Komarovsky (Rod Steiger), um empresário sem escrúpulos. Yuri, no entanto, acaba casando com sua prima, Tonya (Geraldine Chaplin). Mas quando ele e Lara se encontram novamente anos mais tarde, a centelha do amor reina.
A trama do doutor Zhivago é longa e intrincada. Pode ser difícil de seguir por dois motivos principais: primeiro, Pasternak emprega muitos personagens, que interagem uns com os outros ao longo do livro de maneiras imprevisíveis e, em segundo, ele freqüentemente introduz um personagem por um dos seus três nomes e, posteriormente, se refere para esse personagem por outro dos três nomes ou um apelido, sem declarar expressamente que ele está se referindo ao mesmo personagem. Para evitar essa confusão, o resumo abaixo usa o nome completo de um personagem quando o personagem é apresentado pela primeira vez.
10º As Doze Cadeiras de Ilf & Petrov
Ostap Bender é um escultor desempregado que vive por sua inteligência na Rússia soviética pós-revolucionária. Ele junta forças com Ippolit Matveyevich Vorobyaninov, um ex-nobre que retornou à sua cidade natal para encontrar um cache de jóias desaparecidas que estavam escondidas em algumas cadeiras que foram apropriadas pelas autoridades soviéticas. A busca das cadeiras bejeweled leva esses heróis improváveis das províncias a Moscou para as regiões selvagens da Geórgia soviética e as montanhas Transcaucases; Em sua busca, eles encontram uma grande variedade de personagens: dos burocratas soviéticos oportunistas aos sobreviventes idosos das classes pré-revolucionárias, cada uma mais egoísta, venal e ineficaz do que a anterior.
PAKA PAKA